top of page

Conclusão:

Com este trabalho podemos concluir que o futebol Holandês ou melhor referindo com a recente alteração, o futebol dos Países Baixos deu um grande contributo ao futebol mundial, a vários níveis. Desde as táticas inovadoras que trespassaram para a seleção nacional deste país até à aposta na criação de academias de formação de jogadores que “produziram” autênticos génios do futebol. Nesta área o clube de futebol Ajax de Amesterdão (onde curiosamente jogou um jogador português também ele fruto de uma academia de referência, nomeadamente o Dani) teve um papel fundamental com as suas academias. É de referir a importância destas políticas que naturalmente trespassaram para a seleção nacional dos Países Baixos. Apesar de na última década esta seleção não ter estado ao nível que habituou os aficionados pelo futebol, é uma seleção de referência mundial, que teve e tem nas suas fileiras jogadores do mesmo nível já elencados neste trabalho, que foram e são uma referência para os jovens de todo o planeta.

Sobre esta Seleção, a laranja mecânica como também é conhecida, nunca é demais repetir e vincar o feito conseguido ao sagrarem-se campeões europeus já no longínquo ano de 1988. Um feito que como sabemos não está ao alcance de todas as seleções nacionais de futebol. Para alcançar este feito com uma relevância enorme e outros feitos já mencionados acima e também importantes, foi fundamental a introdução das políticas desportivas já mencionadas.

Acreditamos que o futebol dos Países Baixos, apesar da quebra de rendimento dos últimos anos, ainda terá muito a dar ao mundo desportivo.

bottom of page