top of page

A Origem do Futebol na Holanda

A Associação Real de Futebol da Holanda (KNVB) tem uma grande história. Ao longo dos anos esta associação teve várias alterações de nome. Inicialmente a organização foi fundada como Associação Holandesa de Futebol e Atletismo a 8 de dezembro de 1889. O grande fundador foi Pim Mulier. De referir que Mulier criou também o primeiro clube do país, o Haarlemsche Football Club.

No ano de 1895 dá-se a alteração de nome, de Associação Holandesa de Futebol e Atletismo passou a Associação de Futebol da Holanda. Algumas décadas mais tarde uma nova alteração de denominação. Para marcar o 40º aniversário da Federação de Futebol, no ano de 1929, coube à rainha Guilhermina conceder o predicado "real" à organização. Assim, nasceu a Associação Real de Futebol da Holanda (KNVB).

No início dos anos 50 o futebol Holandês sofreu uma transformação substancial com a profissionalização do futebol, mas nem tudo correu de uma forma positiva. Durante o período pós-guerra a KNVB impediu que os jogadores fossem pagos para jogar, fazendo com que os maiores talentos da Holanda abandonassem o país à procura de novas oportunidades no exterior. Como retaliação o governo proibiu de representarem a seleção nacional da Holanda todos jogadores que optaram por sair do país.

Koninklijke_HFC_logo.png

Mas o profissionalismo na sua verdadeira essência iria avançar. Uma associação de futebol, não oficial, à margem da lei, foi criada para lutar contra estas medidas. Dez clubes optaram por aderir a esta nova associação profissional. A KNVB cedeu, as duas associações existentes fundiram-se e o futebol profissional existe desde 25 de novembro de 1954.

Marcos históricos da KNVB incluem a primeira partida da seleção holandesa em 1905, em 1908 a seleção juntou-se à FIFA. Conhecida pelos seus adeptos como laranja devido à cor do seu equipamento, é considerada uma das melhores seleções que a Europa já teve, tendo conquistado o Campeonato da Europa em 1988 e chegado a três finais do Campeonato do Mundo (1974, 1978 e 2010). No seu auge passou mesmo a ser conhecida como a laranja mecânica.

Outro ano histórico foi 1971 quando o futebol feminino entrou oficialmente na KNVB.

151013161335-dutch-support-super-169.jpg

Importa também referir o tremendo crescimento de membros ao longo dos anos. Em 1889, a recém criada Associação de Futebol tinha apenas 250 membros. Quarenta anos mais tarde o número atingiu os notáveis 65.000. Em 1978 a KNVB tornou-se a primeira associação desportiva na Holanda ultrapassando a lendária marca de um milhão de membros. Em 2015 já tinha atingido os 1.227.157 membros, o número mais alto até o momento.

A nível de clubes a Holanda foi uma grande referência na formação de excelentes jogadores de futebol que representaram grandes clubes da Europa, como Johan Cruijff, Ruud Gullit, Marco van Basten, Frank Rijkaard, Dennis Bergkamp, Patrick Kluivert, entre outros.

​

Carrega no botão abaixo para aprenderes mais sobre as maiores figuras do futebol holandês:

cruyff-bergkamp-va_1015147c.jpg
bottom of page