Países
Baixos
Trabalho realizado por: 11ºSE1
- Alexandre Santana Nº1
- Catarina Ferreira Nº6
- Rafael Rato Nº24
- Sun Chen Nº28
- Tomás Calado Nº29
Menu/Índice:
Palmarés
A Holanda é uma das seleções com mais sucesso futebolístico a nível mundial. Como tal, esta tem vindo a atingir grandes feitos desde o seu primeiro jogo em 1905.
Campeonato do Mundo:
10 aparências. Foram 3 vezes vice-campeões(1974,1978 e 2010). 3ªa posição em 2014.
Campeonato da Europa:
10 aparências. Campeões em 1988. 3ª posição em 1976,1992,2000 e 2004.
Jogos Olímpicos:
3 medalhas de bronze(3º lugar) em 1908,1912 e 1920.
Liga das Nações:
Esta competição europeia regulada pela UEFA foi realizada pela 1ª vez em 2018 e teve Portugal como vencedor, sendo a Holanda Vice-Campeã.
Ranking da FIFA:
Entre Agosto e Setembro de 2011 a Holanda desempenhou a 1ªa posição no Ranking das Seleções Nacionais da FIFA. Em tempos mais recentes, a seleção passou por alguns momentos mais complicados atingindo a sua mais baixa de sempre 36ª posição em Agosto de 2017 mas tem estado a recuperar e encontra-se neste momento na 14ª posição. Encontra-se uma curiosidade sobre o ranking na parte de baixo desta página.
No que diz respeito à estatística dos seus jogadores, o jogador que mais vezes representou a seleção foi Wesley Sneijder(134 jogos), seguido de Edwin Van Der Sar(130 jogos) e o seu melhor marcador da história é Robin Van Persie(representado na imagem; 50 golos), seguido de Klaas-Jan Huntelaar(42 golos).
Melhores Marcadores:
Um dos melhores golos de Robin van Persie deu-se em 2014, num jogo em que a Holanda derrotou a Espanha por 5-1 no Campeonato do Mundo. Podemos até dizer que foi uma vingança por terem perdido a final do Campeonato do Mundo de 2010 contra os espanhóis. Este golo foi um dos finalistas(acabou por não ser vencedor) do PUSKAS 2014, que é atribuído pela FIFA ao melhor golo ou golo "mais bonito" do ano.
Curiosidade:
Por vezes, podemos ter alguma tendência de associar riqueza ao futebol, isto é, de modo geral, quanto maior é a riqueza de um país, maior será o seu sucesso futebolístico. Obviamente que temos de conhecimento de casos que não são assim mas será que, geralmente, podemos afirmar que os países mais ricos têm mais sucesso no futebol? De forma a determinar isso, efetuámos um estudo estatístico que compara o Ranking da FIFA dos Países Baixos com o ranking do seu PIB desde 1993 até 2019. Isto foi o que obtivemos:
O gráfico apresenta um coeficiente de correção linear de 0,23. Visto que se trata de um valor que pode variar entre 0 e 1( sendo que quanto maior for o valor, maior é a relação entre os 2 dados), podemos concluír que a influência que o PIB da Holanda teve no seu sucesso futebolístico foi muito pouco. A realidade é que embora tenhamos uma ideia de que os países mais ricos têm mais sucesso no desporto, talvez os motivos sejam outros, nomeadamente por a maior parte dos países europeus terem uma elevada cultura histórica relacionada ao futebol sendo que mesmo países menos ricos como Portugal têm bons resultados. Outro dado que suporta a ideia de o sucesso no futebol mundial não ter nada a ver com a riqueza de um país é o facto de os dois países com maiores Produtos Internos Brutos no mundo, EUA e China, serem ambos medíocres no futebol.